Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Soldagem

Área do conteúdo

Sobre o LPTS

O Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Soldagem (LPTS) foi criado em 2016 a partir do Laboratório de Engenharia de Soldagem da Universidade Federal do Ceará – Engesolda. O Engesolda, fundado no ano de 1994 pelo Prof. Dr. Jesualdo Pereira Farias, teve como base o Laboratório de Ensino de Soldagem do Departamento de Engenharia Mecânica e de Produção – DEMP. Com o início de suas atividades, o Engesolda passou a funcionar no Bloco 715 do Centro de Tecnologia da UFC, Campus do Pici.

Desde 2000, com a criação do mestrado em Engenharia e Ciências dos Materiais (atual programa de pós graduação em Engenharia e Ciências dos Materiais) da UFC, foram realizados vários trabalhos de pesquisa no Engesolda envolvendo a Petrobras, a FINEP, o CNPq, a FUNCAP e o Núcleo de União e Revestimento da Rede Multitarefas de Materiais Especiais do Norte e Nordeste – REMULT, além de outros grupos de pesquisa na área de soldagem.

Em 2002, o prof. Hélio Miranda responsabilizou-se pela coordenação do Engesolda após o prof. Jesualdo assumir um cargo na gestão universitária. De 2002 a 2008, a parceria do Engesolda com a Petrobras foi intensificada. Contudo, o espaço físico do Engesolda já não comportava a montagem das bancadas necessárias ao desenvolvimento das pesquisas. Após receber o apoio interno da UFC e o compromisso de apoio financeiro da Petrobras, o prof. Hélio Miranda elaborou o primeiro rascunho do projeto das edificações do LPTS e definiu, juntamente com o prof. Jesualdo Pereira Farias, o prof. Hamilton Gomes de Abreu e a equipe do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Petrobras), os equipamentos básicos que deveriam ser incluídos no projeto de expansão. De 2009 a 2016, o Engesolda continuou desenvolvendo pesquisas com diferentes temas concentrando, principalmente, nas demandas do setor de Petróleo e Gás Natural.

As instalações  do LPTS foram concluídas em dezembro de 2014, os novos equipamentos foram adquiridos e o Engesolda deixou oficialmente de existir. Nascia o LPTS, trazendo a história e a filosofia de seu antecessor. O LPTS realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão envolvendo a soldagem de materiais metálicos. As pequisas realizadas são concentradas, principalmente, em determinar a melhor forma de soldar materiais metálicos especiais produzindo soldas de alta eficiência, que minimizam transformações metalúrgicas indesejáveis e maximizam assim a qualidade  da união.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo